Promovido pela OCB, com apoio da FGV e da Gessulli Agribusiness, o prêmio tem como objetivo ressaltar a importância do cooperativismo na produção suinícola e avícola do Brasil. Agroceres PIC foi uma das patrocinadoras da premiação, realizada em Florianópolis (SC), durante e AveSui. 

 

A Agroceres PIC participou no dia 25 de abril, em Florianópolis (SC), da premiação “Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos”, realizada durante a Feira da indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSui). Promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Gessulli Agribusiness, o prêmio tem como objetivo ressaltar a importância do cooperativismo na produção suinícola e avícola do Brasil.

 

O Diretor e membro do Conselho Administrativodo Grupo Agroceres, Fernando Antonio Pereira, representou a Agroceres PIC na premiação. Segundo ele, cooperativas sempre desempenharam um papel preponderante no agronegócio brasileiro, com crescente participação na produção brasileira de suínos e aves. O crescimento das cooperativas na produção de aves e suínos, no Brasil, tem sido notável. Mas é importante observar que este crescimento também se dá no aspecto qualitativo, ou seja, nos índices de eficiência zootécnica e na qualidade dos produtos que ofertam ao mercado. E nada disso ocorreria se não estivesse associado a um processo interno de melhoria da eficiência de gestão”, afirma Pereira. “Para a Agroceres PIC o apoio a este evento é algo lógico e até natural. Ela tem caminhado lado a lado com estas cooperativas ao longo de muitos anos e se sente honrada em ser parte deste protagonismo que elas exercem no desenvolvimento da suinocultura brasileira”, completa.

 

Estudo da FGV

Idealizado pela Gessulli Agribusiness e realizado pela OCB, o prêmio teve como base um estudo realizado pela FGV, que fez uma análise comparativa do desempenho das principais cooperativas brasileiras sob os aspectos da sustentabilidade, governança corporativa, desempenho econômico, equilíbrio ambiental e justiça social. “Os critérios adotados pela FGV para eleger as cooperativas vencedoras são indicadores objetivos e amplamente consolidados como sendo os pilares de um crescimento sustentável. E vem chancelado pela credibilidade da FGV e pela OCB, com a Gessulli desempenhando seu papel de promotora e divulgadora do evento, em consonância com sua reconhecida iniciativa de sempre valorizar os destaques da avicultura e da suinocultura brasileira”, comenta Pereira.

 

Segundo o executivo, além de destacar o desempenho das cooperativas em cada uma das categorias, a premiação foi uma excelente oportunidade de congraçamento entre os participantes. “Acredito que as cooperativas que fizeram jus ao prêmio se sentem, de alguma forma, representantes e fonte de inspiração das demais e essas, por sua vez, utilizarão as premiadas como estímulo e referência para continuarem na busca contínua da gestão eficiente e responsável”, avalia Pereira.