As palestras serão apresentadas pelo especialista da equipe global de nutrição da PIC, Márcio Gonçalves, e pelo Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, Gustavo Simão, durante a programação técnica do X SBSS, que acontece entre os dias 01 e 03 de agosto, em Chapecó.  

 

A Agroceres PIC e a PIC terão dois de seus profissionais técnicos na programação científica do X Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS). Considerado um dos principais eventos técnicos do calendário suinícola nacional, o X SBSS acontece entre os dias 01 e 03 de agosto, em Chapecó (SC) e, nesta edição, comemora dez anos de compromisso com a atualização técnica dos produtores brasileiros.

 

No dia 01 de agosto, às 15 horas, o especialista da equipe global de nutrição da PIC, Márcio Gonçalves, ministra a palestra “O que é importante em relação a nutrição da matriz em gestação: aspectos que interferem na longevidade e efeito futuro da matriz”. Já no dia 03 de agosto, às 11h30min, é a vez de Gustavo Simão, Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC abordar o tema “Biossegurança: da filosofia a prática”.

 

“O Simpósio Brasil Sul é realizado num dos principais polos de produção do País, reúne suinocultores de todas as regiões brasileiras e tem uma função muito importante na divulgação de informações técnicas para os profissionais do setor”, afirma o Consultor Técnico-Comercial da Agroceres PIC, Ariberto Luiz Cella. “Para nós da Agroceres PIC, que temos uma tradição muito grande na geração de conhecimento, participar do evento é sempre uma oportunidade de compartilhar informações e inovações técnicas diretamente com nosso público-alvo, contribuindo para o aumento da competitividade dos produtores brasileiros”, conclui.

 

Estratégias de Manejo Alimentar para Matrizes e Biossegurança

Com foco voltado ao resultado econômico, Márcio Gonçalves vai abordar em sua apresentação o manejo alimentar de fêmeas gestantes e de reposição e explicar como a nutrição pode influenciar o desempenho reprodutivo e a longevidade da matriz suína. Nos últimos anos, a PIC executou diversos estudos na área de nutrição e manejo alimentar de matrizes, com experimentos controlados de grande escala no campo, gerando um vasto conhecimento científico que pode ser aplicado rapidamente pelos produtores no dia-a-dia de suas granjas. “O objetivo de minha palestra será compartilhar os aspectos práticos, e que tenham valor econômico, de todos os estudos realizados pela PIC, mostrando como eles podem ser aplicados pelos suinocultores para aumentar a eficiência de sua produção”, adianta Gonçalves.

 

Na outra palestra, Gustavo Simão vai fazer uma abordagem abrangente sobre o conceito de biossegurança, enfatizando a importância de o produtor promover, periodicamente, a revisão do conjunto de ações voltado à prevenção, controle e erradicação de agentes patogênicos em sua propriedade. “Embora o Brasil tenha um status sanitário diferenciado, a biossegurança é um tema pouco discutido na cadeia de produção de suínos. E, por se tratar de um assunto complexo, muitas vezes os produtores acabam encontrando dificuldades para garantir ou manter uma execução adequada dos protocolos sanitários em suas propriedades”, afirma Simão. “Durante a palestra o tema será explorado com o objetivo de provocar reflexões sobre a aplicação dos programas de biossegurança no dia-a-dia no campo, abordando procedimentos simples que fazem toda diferença para o assegurar a saúde dos nossos planteis”.

 

O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) é realizado todos os anos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Santa Catarina (Nucleovet). Além do simpósio, é promovido de forma concomitante o Brasil Sul Pig Fair, espaço de exposição de tecnologias de empresas das áreas de saúde, nutrição animal, genética e equipamentos.

 

Conheça os palestrantes

Gustavo Simão

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gustavo Simão, possui mestrado em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Virologia, pela mesma instituição e MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Acumula experiência na suinocultura, com passagem por grandes empresas do setor. Atualmente, é Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, área que estabelece as diretrizes de biossegurança, monitoramento e protocolos sanitários de toda as unidades produtivas da empresa, entre elas a Granja Núcleo, Multiplicadoras e as Unidades de Disseminação de Genes (UDGs). À frente de uma equipe composta por 8 médicos veterinários altamente capacitados, Simão coordena ainda a importação dos animais para atualização do índice genético da empresa e é responsável pelo o suporte em sanidade para a rede de clientes da Agroceres PIC.

 

Márcio Gonçalves

Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcio Gonçalves passou um ano na Carthage Veterinary System, 90 mil matrizes, nos Estados Unidos, executando experimentos na granja de pesquisa de matrizes. Entre 2011 e 2012, trabalhou na Master Agropecuária, 32 mil matrizes, maior produtora independente de suínos do Brasil. Em 2013, iniciou seu PhD na Kansas State University em Nutrição Aplicada de Suínos, onde realizou mais de 30 experimentos de nutrição com aproximadamente 1.200 animais cada. Atualmente, Márcio Gonçalves faz parte da equipe global de nutrição da PIC e foca seu trabalho no desenvolvimento de recomendações nutricionais e pesquisa aplicada para gerar updates de nutrição e modelos de tomada de decisão para maximizar o sucesso dos clientes da empresa.

 

Serviço

X Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS)

Data: de 01 a 03 de agosto de 2017

Local: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó (SC) 

Palestra: “O que é importante em relação a nutrição da matriz em gestação: aspectos que interferem na longevidade e efeito futuro da matriz”, por Márcio Gonçalves, Especialista da Equipe Global de Nutrição da PIC, dia 01 de agosto, às 15 horas.

Palestra: “Biossegurança: da filosofia à prática” por Gustavo Simão, Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, dia 03 de agosto, às 11h30min.