Um dos principais eventos técnico-científicos na área de nutrição de suínos do País, o Simpósio Mineiro de Suinocultura contará com a participação do especialista da equipe global de Nutrição da PIC, Márcio Gonçalves, e do especialista em Crescimento e Validação de Produtos da Agroceres PIC, Gustavo Lima, em sua programação científica.

 

A Agroceres PIC terá uma participação bastante ativa no VI Simpósio Mineiro de Suinocultura (SIMIS), que acontece entre os dias 09 e 10 de agosto, em Lavras (MG). Dois de seus profissionais técnicos estão entre os palestrantes da programação científica do evento, que nesta edição tem como tema central “Nutrição de Suínos com foco em Rentabilidade”.   

 

No dia 10 de agosto, o médico veterinário, Márcio Gonçalves, especialista da equipe global de Nutrição da PIC ministrará a palestra “Conversão de Rebanho e Rentabilidade”. Em sua apresentação, Gonçalves fará uma abordagem detalhada sobre a importância do correto gerenciamento da conversão alimentar para a obtenção de resultados zootécnicos e econômicos na suinocultura. “Normalmente, quando se fala em conversão alimentar se restringe o debate às etapas de creche e terminação”, afirma. “Em minha palestra focaremos na importância da conversão alimentar desde para as fêmeas de reposição, gestantes e em lactação até para o suíno terminado, pois aproximadamente 15% do custo de alimentação de um animal terminado está relacionado ao uso de ração nas granjas de matrizes”, explica.   

 

O especialista também apresentará os resultados das mais recentes pesquisas realizadas pela PIC na área nutricional, com ênfase especial nos updates nas exigências das linhas genéticas atuais que influenciarão a conversão alimentar, assim como algumas ferramentas econômicas para maximizar o sucesso da produção e a eficiência do sistema produtivo. “O objetivo é discutir os principais conceitos envolvidos na gestão da conversão alimentar sob o ponto de vista financeiro”, adianta Gonçalves.

 

Nutrição e rentabilidade nas fases de recria e terminação

No mesmo dia 10 de agosto, Gustavo F.R. Lima, especialista em Crescimento e Validação de Produtos da Agroceres PIC, desenvolve o tema “Oportunidades Econômicas de Manejo Nutricional na Recria e Terminação”. Com uma apresentação de direcionamento prático, o especialista da Agroceres PIC discutirá, um a um, os principais aspectos técnicos e econômicos que determinam a definição de um manejo nutricional mais lucrativo nessas duas etapas de criação dos suínos. “Durante a palestra serão abordados aspectos de custos de insumos, como milho e farelo de soja, assim como os preços pagos ao produtor por quilograma de suínos nas principais praças de comércio suinícola brasileiras. Afinal, são esses pontos que determinam a adoção de diferentes estratégias de manejos nutricionais para a otimização da margem de lucro do produtor”, explica Lima. Entre as questões a serem tratadas pelo especialista estão: comparação macro entre sistemas de arraçoamento, análises de variáveis impactantes, ferramentas de gestão nutricional para maximização da margem de lucro anual da empresa suinícola, entre outras.    

  

Para Gustavo Lima, participar do Simpósio Mineiro de Suinocultura é uma oportunidade única para a troca de informações e ideias, difusão de conhecimento científico e intercâmbio com os principais especialistas da área de nutrição suinícola. “O SIMIS é um dos eventos mais importantes na área de nutrição do setor suinícola nacional e tem um papel extremamente relevante na difusão de novos conhecimentos. Trata-se de um fórum qualificado, que permite ouvir e debater os temas com grandes especialistas da área. É uma oportunidade de aprendizado valiosa”, diz.

 

Sobre o evento

O Simpósio Mineiro de Suinocultura (SIMIS) é promovido pelo Núcleo de Estudos em Suinocultura (Nesui). Neste ano, além do simpósio, será realizada de forma simultânea, a III Conferência Internacional de Suinocultura, cuja programação contará com renomados palestrantes do Brasil e do mundo. O SIMIS é considerado um dos principais eventos de nutrição de suínos no País e tem com objetivo aproximar pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes, com o intuito de estimular o desenvolvimento da cadeia suinícola, particularmente as demandas e soluções atuais na nutrição.

 

Serviço

VI SIMPÓSIO MINEIRO DE SUINOCULTURA 
III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SUINOCULTURA

Data: 09 e 10 de agosto de 2017

Local: Salão de Convenção da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras (MG)

Palestra: “Conversão de Rebanho e Rentabilidade”, por Márcio Gonçalves, Especialista da Equipe Global de Nutrição da PIC, dia 10 de agosto, às 14 horas.

Palestra: “Oportunidades Econômicas de Manejo Nutricional na Recria e Terminação”, por Gustavo F.R. Lima, especialista em Crescimento e Validação de Produtos da Agroceres PIC, dia 10 de agosto, às 14h50min.