Um quadro retratando a história da cooperativa e sua valiosa contribuição para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro foi entregue ao presidente da Cooperalfa durante evento comemorativo realizado em Chapecó (SC).

 

50 anos alfa

A Agroceres PIC aproveitou as atividades alusivas aos 50 anos da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa) para homenageá-la por sua contribuição para a evolução do agronegócio brasileiro. Para celebrar a data, a Agroceres PIC presenteou a cooperativa com o quadro “A Cooperalfa”, idealizado pelo artista plástico Henry Vitor. Óleo sobre tela, a pintura retrata de forma lúdica e poética toda a história da Cooperalfa, ressaltando seu papel para o desenvolvimento humano, econômico e social de sua região e do País.

  

A tela foi entregue ao presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, pelo Diretor Superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa, durante a cerimônia de comemoração do cinquentenário da cooperativa, realizado no dia 10 de outubro, em Chapecó (SC). “A Cooperalfa é uma das maiores cooperativas agropecuárias do País. Ao longo desses 50 anos desenvolveu um primoroso trabalho de desenvolvimento técnico, social e econômico, tornando-se um dos exemplos mais contundentes de produtividade e eficiência no campo”, afirma Alexandre Rosa. “Esse quadro simboliza o reconhecimento e a admiração que temos pela trajetória da Cooperalfa e por toda a sua contribuição para o desenvolvimento do agronegócio nacional”, completa o executivo.

 

Protagonista do cooperativismo brasileiro

Fundada em 1967, em Chapecó (SC), por 39 agricultores, a Cooperalfa é hoje uma das protagonistas do cooperativismo agropecuário brasileiro. Em 2016, registrou um faturamento de R$ 2,6 bilhões, um crescimento de 17,2% em relação a 2015. Com uma trajetória ascendente, sempre orientada pelos princípios do cooperativismo, a Cooperalfa tornou-se ao longo desses 50 anos, uma referência de produtividade no campo, geração e distribuição de renda e valorização do pequeno produtor. Hoje mais de 80% da base associativa da cooperativa é formada por agricultores familiares. 

  

Uma das maiores cooperativas do Brasil, a Cooperalfa tem na comercialização e armazenagem da produção agrícola de seus associados – milho, soja, feijão, trigo – sua atividade principal, mas atua também em vários outros segmentos, como produção de sementes certificadas, rações e suplementos, industrialização de trigo, milho e soja, aves, leite e citros.

 

Ligação histórica com a suinocultura

Sediada na cidade que é considerada o “berço da suinocultura”, a Cooperalfa possui uma forte e histórica ligação com a produção de suínos. Seus dirigentes participaram da criação da Cooperativa Aurora em 1969, a maior cooperativa de alimentos do Brasil, e desde então a Cooperalfa permanece como sua maior fornecedora de suínos. Hoje a suinocultura é uma das atividades socioeconômicas mais importantes para a Cooperalfa. Seu fomento suinícola conta com cerca de 600 produtores associados e aproximadamente 60 mil matrizes em produção.

  

A Agroceres PIC possui uma relação estreita e profícua com Cooperalfa. Desde 2010, a cooperativa catarinense é multiplicadora de material genético da empresa. A Cooperalfa possui duas moderníssimas granjas-núcleo filial de rebanho contratado, uma em Ponte Serrada e outra em Palma Sola, que juntas têm capacidade para produzir 45 mil matrizes de alto valor genético ao ano.