Tema será abordado por Gustavo Simão, Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC. Palestra será realizada no dia 12 de março em Campinas (SP).


Gustavo SimaoA aclimatação de leitoas é um procedimento fundamental para a construção da imunidade do plantel. Por muito tempo prevaleceu na suinocultura a convicção de que granjas positivas para
Mycoplasma hyopneumoniae (Mhyo) deveriam receber apenas fêmeas de reposição de origem também positiva.

 

Novas descobertas no campo da Ciência, no entanto, vêm mudando esse conceito. Diferentes estudos demostram que uma mesma unidade de produção – e até um mesmo animal – pode conter mais de uma variante de Mhyo. Assim, uma leitoa de reposição Mhyo positiva, ao ingressar em um plantel Mhyo positivo, pode carrear novas variantes àquele ambiente. Na prática, isso significa que uma fêmea positiva também vai precisar se adaptar às variantes já existentes na granja de destino, da mesma forma que leitoas Mhyo negativas.

 

Diante dessas constatações científicas, a aclimatação de leitoas de reposição livres de Mhyo vem ganhando atenção e espaço na suinocultura. Afinal, embora exija um manejo diferenciado, sua correta execução traz enormes benefícios à saúde do plantel e ao padrão sanitário das unidades de produção.

 

Será exatamente esse o foco da apresentação do Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, Gustavo Simão, na próxima edição do Workshop Suíno Paulista, que acontece no dia 12 de março, em Campinas (SP). Durante sua apresentação, ele vai apresentar e discutir os últimos estudos científicos que tratam da aclimatação de leitoas de reposição livres de Mycoplasma hyopneumoniae, elencar os cuidados necessários para promover um bom protocolo de adaptação de leitoas Mhyo negativas e apontar, a partir de experiências práticas, os benefícios sanitários proporcionados por essa técnica.   

 

Serviço

Workshop Suíno Paulista

Realização: Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS)

Palestra: "Aclimatação de leitoas de reposição livres de Mycoplasma hyopneumoniae", por Gustavo Simão, Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC

Dia: 12 de março de 2018

Local: Hotel Premium - Rua Novotel, 931– Campinas (SP)

Inscrições: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (19) 3651-1233