Em cada etapa da viagem, clientes da empresa puderam explorar o que há de mais inovador e eficiente na produção suína espanhola, com a oportunidade de trocar experiências e expandir seus conhecimentos.
A Agroceres PIC promoveu uma viagem de imersão técnica à Espanha com um seleto grupo de CEOs e líderes da suinocultura nacional. Cerca de 30 clientes – entre produtores, agroindústrias e cooperativas -, participaram da jornada. O grupo representa 1,3 milhão de matrizes e responde por 60% da produção brasileira de suínos.
Entre os pontos altos da missão, estiveram as visitas Centro de Estudios Porcinos, em Torrelameu, referência em pesquisa aplicada, promoção de práticas sustentáveis e desenvolvimento de tecnologias para o bem-estar animal, e à Cincaporc, gigante espanhola que combina genética e tecnologia avançada para operar com alta produtividade, bem-estar animal e sustentabilidade.
O grupo também participou de uma reunião estratégica com representantes do governo espanhol responsáveis pelas exportações de carne suína do país, e visitou a unidade da AB Neo, líder de mercado em nutrição de leitões e dona da maior fábrica de ração neonatal da Europa. Destaque também para o Workshop PIC, atividade exclusiva que discutiu as tendências da produção e mercado da carne suína, em Sitges, na comarca de Garraf, província de Barcelona.
“A imersão técnica nos proporcionou uma visão profunda sobre as inovações e os desafios da suinocultura espanhola, além de fortalecer a troca de conhecimentos entre nossos clientes, que representam uma parte significativa do plantel brasileiro”, explica o diretor Alexandre Rosa. “Foi uma oportunidade única para compararmos nossas práticas e vermos que, em aspectos como conversão alimentar e desmamados por fêmea, o Brasil já se posiciona como líder global. Voltamos com muitas ideias e uma visão ampliada do que podemos aprimorar e implementar para fortalecer ainda mais a competitividade da suinocultura brasileira,” destaca o executivo.