Genética de Suínos – Agroceres PIC

Artigos Técnicos e de Gestão

Inovação como vetor de rentabilidade

Por Nevton Hector Brun – Gerente de Produção Agroceres PIC e Rafael Keith Ono – Gerente de Genética Agroceres PIC

 

Com uma configuração tecnológica disruptiva, a Gênesis institui uma nova forma de fazer melhoramento genético e é um convite para um novo tempo de eficiência e rentabilidade.

 

A incorporação de novas tecnologias tem transformado, significativamente, o trabalho de melhoramento genético de suínos. O avanço da genômica, a evolução da bioinformática, aliados ao uso de metodologias e dispositivos digitais nos núcleos de elite, têm possibilitado um progresso genético mais veloz e apurado.

Ao agregar e introduzir um conjunto de tecnologias disruptivas em sua operação, a Gênesis redefine o trabalho de melhoramento genético de suínos no Brasil e coloca o país em linha com o que há de mais avançado no mundo.

São câmeras, sensores inteligentes, sistemas de coleta e gestão de dados, recursos de realidade aumentada, softwares para monitoramento do comportamento e desempenho animal que, associados a inovadoras ferramentas de melhoramento genético, proporcionam uma acurácia sem precedentes à seleção genética, garantindo uma precisão muito maior na identificação dos melhores animais.

Todo esse aparato tecnológico, sem paralelo no país, não apenas elimina o gap e acelera a evolução do programa genético da Agroceres PIC, como a permite entregar a seus clientes reprodutores do topo da Pirâmide Genética internacional. Confira, a seguir, algumas das principais tecnologias disruptivas utilizadas na Gênesis.

 

Sequenciamento Genômico

Na Gênesis, 100% das linhas genéticas são genotipadas. O sequenciamento genômico permite identificar características genéticas específicas dos suínos e possibilita uma seleção mais precisa e eficiente dos animais, maximizando o potencial de melhoramento.

Esse mapeamento acelera o progresso genético e permite que as características desejáveis sejam transmitidas para as gerações futuras, mais rapidamente. Mais de 1.000 reprodutores são genotipados por semana no Núcleo Genético Gênesis. Destes, apenas os 60 melhores são mantidos.

Seleção Fenotípica por Câmeras

A seleção física dos reprodutores produzidos na Genesis é automatizada. Câmeras escaneiam os animais, leem seus movimentos e, através de avançados algoritmos, fazem uma análise precisa e objetiva da estrutura e dos aprumos dos animais.

O sistema digital para seleção fenotípica dos animais tem uma precisão acima de 98% para a qualidade dos aprumos. Mais acurado, o sistema permite analisar diversos aspectos fenotípicos simultaneamente, como peso e conformação corporal, padrão de pelagem e saúde geral, com mais celeridade e precisão.

Tecnologia avançada que assegura qualidade total e permanente evolução genética.

 

Predição Corporal Avançada

A estimativa de peso e da massa corporal dos reprodutores também é automatizada. Um sistema integrado de câmeras, instaladas no alto das baias, captura imagens detalhadas dos suínos que, processadas por algoritmos complexos, analisam cada detalhe, permitindo uma estimativa acurada do peso do animal.

Não invasivo, esse método não apenas garante um ambiente mais seguro e menos estressante para os animais, elevando o bem-estar dos reprodutores, como fornece dados essenciais para otimizar a nutrição, saúde e desempenho dos suínos. A precisão dos dados coletados facilita a tomada de decisões estratégicas, resultando em uma gestão mais eficiente e produtiva.

 

Gestão e Rastreabilidade: Controle Preciso e Individual dos Suínos

Todos os animais são monitorados, individualmente, por meio de identificação eletrônica. A captura e registro de todos os eventos dos suínos asseguram rastreabilidade completa, desde o nascimento até sua chegada ao mercado. Ou seja, é possível traçar um histórico de cada animal e saber o que aconteceu com ele em cada fase de sua produção.

Além disso, esse controle permite acompanhar, com precisão, o desempenho reprodutivo de cada suíno, identificar padrões e tendências, e orientar a seleção de reprodutores de altíssima qualidade, para melhorar, sucessivamente, a eficiência reprodutiva e o padrão genético do plantel.

 

Realidade Aumentada – Óculos Inteligentes

A realidade aumentada (RA) é usada, na Gênesis, para diferentes finalidades. Sua aplicação se dá por meio de óculos inteligentes que permitem “visitar” todos os setores e ambientes do núcleo genético. O sistema de RA é usado para a realização de mentoria técnica remota (em diferentes áreas), suporte e treinamento da equipe e acompanhamento de atividades como monitoramento sanitário, necropsias, ajuste e calibragem de equipamentos, inspeção diária dos animais etc.

Tudo é feito de forma remota, pela equipe da Agroceres PIC, sem a necessidade de entrada na granja, elevando, ainda mais, o padrão de segurança sanitária da unidade.

 

PPT’s – Controle Diário de Desempenho

A Gênesis utiliza o Pig Performance Testing, sistema eletrônico que coleta dados individuais de consumo de ração. A cada visita à estação PPT é realizada uma medição precisa do peso do animal e do consumo de ração, que são registrados individualmente. Essa aferição é fundamental para melhorar a acurácia da seleção genética e a consistência do programa de melhoramento genético. A Gênesis possui a maior estrutura de avaliação individual de desempenho da Rede de Granjas Elite da PIC e, portanto, uma das maiores do mundo. São ao todo 156 estações fazendo medições diárias, proporcionando dados valiosos para a identificação e desenvolvimento de reprodutores com eficiência alimentar superior.

Fog in Place – Nanotecnologia à Serviço da Desinfecção

A higienização das instalações é feita por um método avançado de desinfecção, que utiliza a nanotecnologia para fragmentar uma solução biocida no ar. Um equipamento gera uma névoa a partir de um líquido desinfetante (ácido peracético) que é convertido em partículas microscópicas, criando um “nevoeiro” ou “fog” que se dispersa uniformemente pelo galpão. Autônomo, o processo garante a formação de um nanofilme homogêneo em 100% das superfícies, inclusive em locais estreitos e de difícil acesso manual, garantindo uma cobertura completa, profunda e um controle microbiológico altamente eficaz nas instalações. Avançada, essa metodologia promove a economia no consumo de água (90%), de desinfetante (90%), contribuindo para uma operação mais sustentável, e para a redução de 100% de desinfetante no biodigestor, o que aumenta a eficiência no sistema de produção de biogás, otimizando o aproveitamento de recursos e melhorando o desempenho ambiental da produção.

A Inovação como Vetor de Competitividade

A suinocultura é uma atividade dinâmica, que exige a constante incorporação de tecnologias. É esse exercício que impulsiona e retroalimenta a competitividade do setor. A Gênesis foi criada com esse propósito. O arrojo tecnológico embarcado na unidade – e a fina interação de tecnologias entre os domínios físicos, digitais e biológicos – asseguram um progresso genético mais rápido e consistente, viabilizando o desenvolvimento de reprodutores de altíssimo valor genético, adaptados às tendências e aos desafios da produção de suínos.

Rolar para cima