Genética de Suínos – Agroceres PIC

Artigos Técnicos e de Gestão

Nova escala métrica do Caliper simplifica avaliação da condição corporal das fêmeas suínas

Por: Amanda Pimenta Siqueira – Gerente de Serviços Técnicos Agroceres PIC e João Victor Facchini Rodrigues – Serviços Técnicos Agroceres PIC

 

Com novo sistema métrico e categorias atualizadas, Caliper permite uma avaliação mais precisa, consistente e objetiva do escore corporal das fêmeas suínas, otimizando a eficiência reprodutiva do rebanho e a longevidade dos animais. 

O monitoramento da condição corporal das fêmeas suínas é uma prática central para a garantir a saúde, otimizar o desempenho reprodutivo e elevar sua permanência no sistema produtivo.

De olho vivo na importância desse controle, as equipes técnicas da PIC e Agroceres PIC atualizaram a escala métrica do Caliper e criaram mais uma categoria para a classificação do escore corporal das matrizes.

A atualização da ferramenta vem de encontro à evolução genética da fêmea e permite uma avaliação mais precisa, consistente e objetiva da condição física dos animais e, por extensão, um ajuste mais fino do programa nutricional às exigências específicas de cada fase de produção.

A escala métrica e as categorias do Caliper foram atualizadas a partir de uma criteriosa revisão e atualização dos dados produtivos e de crescimento. O objetivo não foi apenas refinar a análise em fêmeas de genótipo moderno, mas também conferir maior precisão à ferramenta e facilitar seu uso.

Com a nova configuração, o Caliper passa a ter quatro categorias:
 
  1. Risco (RISK): Muito magras
  2. Recuperação (RECOVERY): Magras
  3. Meta (TARGET): Condição corporal ideal
  4. Risco (RISK): Sobrepeso
caliper02

Fundamento para Maior Eficiência Produtiva e Longevidade

A avaliação e monitoramento da condição corporal do plantel é um dos quatro pilares da Agroceres PIC para elevar o desempenho reprodutivo, a produtividade e a robustez das fêmeas. Animais magros são mais predispostos a problemas reprodutivos, à ocorrência de prolapsos de órgãos pélvicos (POP) e podem sinalizar falhas em manejos nas granjas, que precisam ser corrigidas para garantir seu bem-estar e sua produtividade.

Igualmente, fêmeas com sobrepeso podem apresentar menor taxa de concepção, problemas durante o parto e ter menor eficiência na produção de leite. Fêmeas suínas com escore corporal inadequado também são mais susceptíveis ao registro de problemas metabólicos.

Daí a importância de promover um acompanhamento apurado da condição corporal das porcas ao longo de seu ciclo reprodutivo. A meta é que 90% do plantel seja composto por fêmeas com condição corporal ideal ao entrarem na maternidade. Para isso, o monitoramento do escore corporal das fêmeas deve ser realizado nas etapas de pré-parto, desmame e a cada 30 dias na fase de gestação. Leve em consideração a estrutura de alojamento em gestação de cada granja para a implementação dos momentos de aferição. Esse controle é fundamental para promover eventuais correções no manejo alimentar do plantel, para otimizar o consumo de ração e evitar o descarte involuntário das matrizes.

O Caliper é um ferramenta simples e prática e sua atualização aumenta a precisão das análises e a eficácia na padronização do escore corporal dos animais. Seu uso permite ajustar o manejo alimentar de acordo com a realidade do plantel, estabelecendo uma fina simetria entre a qualidade e quantidade ofertada e a condição corporal das fêmeas, reduzindo custos, elevando o bem-estar animal, a longevidade e o desempenho produtivo e econômico do rebanho reprodutivo.

Entre em contato com a equipe técnica da Agroceres PIC para obter um kit de atualização para qualquer versão de Caliper.

Rolar para cima