The genetics of the Pig – Agroceres PIC

News

Discutindo o presente e o futuro da ambiência na produção de suínos

Danilo Rocha, da equipe de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, participou da Mesa Redonda sobre Ambiência, realizada durante a 3ª Feira de Avicultura e Suinocultura, em Boituva (SP).

Em sua apresentação, Danilo apresentou um panorama sobre o cenário da climatização na suinocultura brasileira, destacando as tecnologias em uso, o nível de adoção nas diferentes fases produtivas e as oportunidades que esse recurso oferece não apenas em termos de produtividade, mas também de bem-estar animal e sustentabilidade da produção.

O especialista também ressaltou a importância da manutenção preventiva dos sistemas de climatização, da existência de planos de contingência, especialmente quanto ao fornecimento de energia, e do planejamento das granjas com foco no futuro.

“Uma granja é construída para durar 30 anos. Hoje trabalhamos com 35 leitões

desmamados por matriz ao ano, mas em dez anos, puxado pelo avanço da genética, esse número deve chegar a 47 e, em 20 anos, a 50 ou mais”, explicou Danilo. “Mesmo que a decisão de climatizar não seja tomada agora, é fundamental projetar a estrutura para permitir essa adaptação seja feita no futuro. E isso envolve pensar nas dimensões dos galpões, no posicionamento para permitir a instalação de exaustores e num bom projeto de ventilação”, afirmou.

Rolar para cima