Canal Técnico
Exclusive of technical information with industry experts on the application of the brazilian and world-wide.
Artigos Técnicos e de Gestão
Vídeos e Entrevistas
Junto à Genética, Nutrição e Sanidade, a Ambiência é um fator determinante para o desempenho zootécnico e econômico dos suínos. Com a crescente competitividade do mercado, garantir condições ambientais adequadas, que mantenham os animais dentro de sua zona de conforto térmico, é primordial para otimizar a rentabilidade da produção.
A ambiência tornou-se um pilar básico para a expressão do completo potencial genético e produtivo dos suínos. Ao lado da Genética, Nutrição e Sanidade, as tecnologias e manejos de controle ambiental são fundamentais para alavancar a eficiência e a rentabilidade dos animais. Um exemplo clássico é o desempenho na maternidade. Já há granjas, por exemplo, desmamando 37 leitões por fêmea ao ano e entregando mais de 270 kg de leitegada por fêmea ao ano, um resultado difícil de atingir sem um fino controle ambiental. Nesta edição do Boas Práticas de Produção, Danilo Leal Rocha, da equipe de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, fala da importância e dos benefícios da ambiência na produção de suínos.
Realizar um controle rigoroso do peso das leitoas, adotar um bom manejo de estímulo ao cio, dar atenção à qualidade e duração do flushing, redobrar os cuidados com a biossegurança e com os procedimentos sanitários. Confira orientações técnicas para promover uma boa preparação de leitoas para a vida reprodutiva.
É essencial dar atenção especial aos procedimentos de recepção, armazenamento e uso das doses inseminantes nas unidades de produção para maximizar seu aproveitamento e melhorar o desempenho reprodutivo do plantel. Veja algumas dicas para um manejo eficaz da Genética Líquida na granja.
Na segunda parte do PorkCast sobre o tema, Werner Meincke, consultor da Agroceres PIC, fala sobre as estratégias que podem ser utilizadas para manter bons colaboradores na equipe, analisa o papel da liderança na retenção de talentos e explica de que maneira a política de benefícios e compensações contribui para a manutenção das equipes nas granjas.
Em um cenário de alta rotatividade de mão de obra e no qual a eficiência e a produtividade de cada granja está intimamente ligada ao nível de qualificação de sua equipe, investir em estratégias para a retenção e o desenvolvimento de seus colaboradores torna-se um requisito central para a competitividade.
A disseminação genética via sêmen é uma tecnologia consolidada entre os grandes produtores mundiais de suínos. Desde que chegou ao Brasil, em 2013, essa ferramenta reprodutiva, também conhecida como “genética líquida”, quebrou paradigmas e transformou a eficiência nas unidades de produção.
Nesta edição do PorkCast, o médico veterinário Alisson Ansolin, da equipe de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, analisa a evolução do uso desse tipo de tecnologia no Brasil, fala sobre seus benefícios produtivos e econômicos e dá dicas sobre como extrair todo o potencial dessa ferramenta reprodutiva nas unidades de produção.
O alvo de cobertura é a base para toda a produção e um tema de extrema relevância quando se fala de produtividade em Unidades Produtoras de Leitões (UPLs). Conheça nesta edição do PorkCast a importância de promover o correto gerenciamento do alvo de cobertura para os resultados produtivos e econômicos da granja.
Um panorama das estratégias, medidas e manejos que vêm sendo adotados para reduzir a mortalidade de fêmeas suínas nas unidades de produção em diferentes países produtores.
A Proposition 12 é uma nova regulamentação do estado da California, no Estados Unidos, que estabelece regras de bem-estar animal para a produção e industrialização da carne suína. Conheça os impactos que a legislação californiana vem causando à indústria suinícola norte-americana e suas possíveis implicações para outros países produtores de suínos, entre eles o Brasil.
Dedicar atenção especial ao manuseio das doses inseminantes nas unidades de produção é fundamental para potencializar seu aproveitamento e incrementar o desempenho reprodutivo do plantel. Confira dicas para realizar um bom manejo da Genética Líquida na granja.
O transporte de suínos é um vetor importante na disseminação de agentes patogênicos. Diante do avanço do registro de ocorrências sanitárias na suinocultura, a biossegurança no transporte ganhou atenção e passou a ser vista como uma peça basilar do programa de controle sanitário.
Nesta edição do PorkCast, o médico veterinário Luis Henrique Saraiva, fala sobre o papel dos caminhões na transmissão de doenças, analisa as estratégias de biossegurança utilizadas pelo setor nessa etapa e avalia o que pode ser feito para aperfeiçoar a segurança sanitária no transporte de suínos no Brasil.
O período inicial de produção dos suínos requer atenção especial do produtor. Fortalecer os cuidados com os leitões neonatos é primordial para elevar os índices produtivos do plantel e a rentabilidade da granja. Conheça duas recomendações técnicas simples para aumentar a vitalidade e garantir um bom desenvolvimento inicial aos leitões.
A genética é um investimento estratégico para o produtor, ela é o “motor” impulsionador de inovações em todas as áreas relacionadas à produção de suínos.
Nesta edição do PorkCast, o zootecnista, Rafael Ono, da equipe de Genética da Agroceres PIC, fala sobre a contribuição do melhoramento genético para a evolução dos principais indicadores produtivos e reprodutivos, aborda os ganhos que a genética vem proporcionando no dia a dia das granjas e sobre sua contribuição para a melhoria da qualidade da carne suína e o aumento da sustentabilidade nos sistemas de produção.
A eliminação do gap genético, o aumento da base de seleção e do suprimento de animais de alto valor genético são três dos drivers que orientam o conceito das Granjas Elite. Nesta edição, o PorkCast apresenta e discute as características desse novo modelo de melhoramento e disseminação genética de suínos e as vantagens proporcionada por essa interconectividade genética global.
Depois de discutir os avanços da medicina terapêutica e as diferentes formas de administração de medicamentos em suínos, o médico veterinário Luis Henrique Saraiva aborda, na segunda parte do programa, as características, vantagens e limitações das vias orais de administração: água e ração. Confira!
Garantir uma administração correta dos medicamentos aos suínos, com eficiência, segurança, respeitando o bem-estar dos animais. Pode não parecer, mas, em grande medida, tudo isso depende da escolha da via de aplicação dos fármacos. E mais, a via de administração também tem influência direta sobre a eficácia do tratamento.
Confira, nesta edição do PorkCast, uma revisão completa das características, vantagens e limitações de cada via de aplicação de medicamentos em suínos.
Leitões robustos, de qualidade ao desmame, são mais lucrativos, sobretudo por sua habilidade de expressar plenamente seu potencial genético durante seu ciclo produtiva. Na prática, isso se traduz em redução de custos e na entrega de resultados zootécnicos e econômicos mais expressivos.
Confira, nesta continuação, estratégias e recomendações técnicas importantes para aumentar o peso dos leitões ao desmame.
Tudo o que você precisa saber para maximizar o peso dos leitões ao desmame.
Concentrar esforços para a produção de leitões de alta qualidade ao desmame é uma postura estratégica e lucrativa, mas que exige compromisso de todos os envolvidos no processo produtivo. Mais do que o aperfeiçoamento e reforço dos manejos e práticas produtivas, essa postura requer a adoção de uma mentalidade focada na melhoria contínua de desempenho dos animais e da unidade de produção.
As doenças infecciosas representam uma ameaça contínua para os sistemas de produção de suínos, pois podem afetar negativamente o bem-estar e o desempenho produtivo dos animais. Conheça a importância do monitoramento de enfermidades infecciosas para a eficiência e a lucratividade na produção de suínos.
Conhecer o impacto econômico de cada índice zootécnico para a produção de suínos é primordial para uma análise mais precisa e resultados mais consistentes. Veja nesta edição do PorkCast quais indicadores de desempenho vêm sendo usados para orientar a tomada de decisões, com vistas a melhora da performance dos animais nas unidades de produção.
O melhoramento genético vem, ano após ano, incrementando o potencial de crescimento dos suínos, agregando competitividade aos sistemas de produção. Nesta edição do PorkCast, Rosiel Cavalcante, da equipe de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, compatilha os resultados de um estudo que avaliou o desempenho de crescimento das progênies modernas e seus impactos sobre a conversão alimentar e a qualidade final da carcaça dos suínos.
O descarte de matrizes é uma oportunidade para remover os animais de baixo desempenho e incorporar, via a entrada de fêmeas, ganhos genéticos para melhorar a produtividade do rebanho. Saiba o que é preciso considerar e fazer para manter uma boa política de descarte e reposição de fêmeas e conheça seus impactos sobre a produtividade e a rentabilidade da granja.
Uma análise dos aspectos sensoriais da carne suína que balizam a experiência de compra dos consumidores, o papel da genética para a qualidade da carne suína e o trabalho da indústria para atender as exigências do mercado. Nesta edição do PorkCast, Rosiel Cavalcante, da equipe de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, analisa os processos, parâmetros e requisitos técnicos que influenciam as características sensoriais da carne suína na linha de abate, fala sobre a influência da genética sobre a qualidade e o valor total da carcaça, e discute os aspectos sensoriais que determinam o interesse dos consumidores pelo produto.