Genética de Suínos – Agroceres PIC

Revisão

O Futuro da Reprodução Suína já Começou…

Sandro Cardoso de Moura – Desenvolvimento de Negócios da Agroceres PIC
trave-esq-pp
Com os avanços tecnológicos em curso, a Genética Líquida tende a se tornar uma tecnologia reprodutiva ainda mais decisiva para os resultados das granjas.
trave-dir-pp
Vivemos um momento especial na suinocultura. A velocidade com que novas tecnologias vêm sendo incorporadas é inédita e já tem trazido avanços concretos em várias áreas, inclusive na forma como a genética de ponta é disseminada. A tendência é que o processo de reprodução se torne cada vez mais preciso, integrado e eficiente, apoiado em ferramentas que já estão em desenvolvimento e ganhando escala.
Um exemplo claro são as tecnologias voltadas à detecção de cio com mais precisão, por meio do uso de câmeras e inteligência artificial nas granjas.
 
Esse recurso permitirá inseminar as fêmeas no momento mais próximo possível da ovulação, reduzindo o número de doses necessárias por cobertura, o volume utilizado e até mesmo a concentração espermática. Tudo isso sem comprometer, e em muitos casos até melhorando, os índices zootécnicos.
Esse avanço técnico tem um impacto direto na eficiência do uso da Genética Líquida. Com menos doses, é possível potencializar ainda mais o uso de reprodutores de alto valor genético, ampliando o alcance desses genes superiores. Isso reduz o “gap” genético entre as granjas núcleo e as comerciais, tornando o acesso à elite genética ainda mais efetivo. O futuro caminha, assim, para um modelo de reprodução mais dinâmico, com melhor aproveitamento do material genético e mais alinhado à busca por eficiência produtiva e sustentabilidade nas unidades de produção.

Tecnologias emergentes

No horizonte, também despontam inovações que podem transformar a reprodução suína, como o aumento da durabilidade das doses, com vida útil mais longa (entre 10 e 14 dias), permitindo uma gestão mais eficiente do uso do sêmen, maior previsibilidade operacional e otimização da logística, inclusive com uma entrega semanal, menor custo de frete e manutenção da qualidade. Soma-se a isso a sexagem de sêmen, que abre caminho para um controle ainda mais estratégico da produção.
Ao longo da última década, a Agroceres PIC investiu pesado para construir uma rede própria de disseminação genética robusta e sofisticada, que oferece diferenciais competitivos únicos. Trata-se de um conceito estruturado em pilares sólidos; alta tecnologia genética, máxima segurança sanitária, qualidade certificada, logística dedicada e segurança de fornecimento. Esse arcabouço assegura aos produtores não apenas acesso aos melhores genes, mas também tranquilidade para planejar sua produção e ampliar sua competitividade.
 
Em resumo, o conceito de Genética Líquida AGPIC pode ser retratado em uma palavra: segurança. Segurança genética, sanitária, logística, de fornecimento com qualidade e, sobretudo, segurança de resultados no campo.
 
Com essa combinação de inovação constante e confiabilidade, a Genética Líquida consolida-se não apenas como uma solução atual, mas como a base do futuro da suinocultura brasileira.
Scroll al inicio